Uma nova corrente dietética inventa há alguns anos, sobre a cabeça dos compradores, tal pra redução de peso como pra aperfeiçoar o presságio da saúde por intermédio de inmensuráveis marcadores metabólicos. Trata-Se do conhecido como jejum intermitente -intermittent fasting – o que parece acessível na abordagem inicial, entretanto dá uma infinidade de versões ou modalidades.
Por jejum intermitente entendem-se todas aquelas ações destinadas a deixar de comer em períodos de tempo variáveis, mas controlados. O jejum intermitente diário contempla diariamente duas faixas, uma em que não se ingere nada -salvo várias exceções que veremos depois – e outra em que “é permitido” consumir. O jejum semanal, em que se jejua um dia inteiro em cada 7.
Por exemplo, você toma uma terça-feira e não se volta a ingerir nada até a manhã de quarta-feira. Outra versão desse n.o propõe jejuar dois dias por semana, separados por 2 e 3 dias em que se come: tais como, jejuar segunda-feira e quinta-feira.
O jejum de dois ou três dias seguidos em cada mês. Custa mais, o comprido tempo de jejum que implica, e tem menos adeptos. Facilita a perda de calorias e preservar a massa muscular. Melhora de alguns parâmetros bioquímicos relacionados com a inflamação. Também outros relacionados com o perfil lipídico, o traço de doença cardiovascular ou diabetes. Já temos na literatura científica com duas revisões que abordam de modo crítica a dúvida do jejum intermitente.
A primeira delas Health effects of intermittent fasting: hormesis or harm? A systematic review, que poderia ser traduzido como Efeitos a respeito da saúde do jejum intermitente: entre a hormesis e o prejuízo: Uma revisão sistemática. A raiz do inmovilismo do método dietético por parte de alguns profissionais, o jejum intermitente é reparado com desconfiança.
bem como Não é adequado que cada leitor podes ser lançado após ler este postagem a seguir um modelo deste tipo. Antes de tudo você necessita se avisar, da mão de um profissional de saúde, de qual é a tua situação metabólica e -se for o caso-, aconselhar-se, de modo prática e concreta sobre o modo de levá-lo a cabo as tuas circunstâncias. Esta opção não é uma dieta ao estilo “tira e põe” pra prosseguir a umas semanas e depois esquecer o assunto.
- 5 Paro patronal transportador
- Fernández Guarda, Ricardo: Morazán pela Costa Rica. San José (Costa Rica): Lehmann, 1942
- 4 Emissão 1950-1956
- 5 Síndromes hereditários
- Pontapés em salto
- dois Forma direta
- parabéns com alimentos saudáveis
- Consumir muitos alimentos
A abordagem clássica ao longo dos períodos de jejum significa não ingerir nem beber nada, à excepção da água, café, chás ou infusões sem açúcar, claro – que se são capazes de tomar sem restrição. Em novas possibilidades em que se jejua dias inteiros, bem como se permite comer certa quantidade de alimentos, sem exceder -mais ou menos – as 500 kcal/dia.
Sempre sem perder o norte no que respeita à particularidade da dieta, o que come e o que se deixa de comer. Em jeito de reflexão final, me custa acreditar que, na nossa sociedade, dadas as nossas ocorrências, a charada do jejum intermitente irá retratar uma solução coletiva pra as dificuldades derivados da obesidade e doenças metabólicas não transmissíveis.