O Cineasta Costa-Gavras Será Investido Manhã Doutor Honoris Causa Pela Universidade Complutense De Madrid

O Cineasta Costa-Gavras Será Investido Manhã Doutor Honoris Causa Pela Universidade Complutense De Madrid 1

O cineasta Costa-Gavras será investido Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madrid (UCM), nessa sexta-feira, vinte e nove de janeiro, às 11 horas, no Pavilhão de São Bernardo, segundo informa a faculdade. O professor do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade II da UCM, José Antonio Jiménez de las Heras, lerá a “laudatio” pela investidura, que será presidida pelo reitor da Universidade, Carlos Andradas. Além disso, com o fundamento da comemoração de Santo Tomás de Aquino, são programadas atividades relacionadas com o cineasta.

Assim, será projectado o filme ‘Missing’ esta quinta-feira, vinte e oito de janeiro, na Faculdade de Belas Artes. Posteriormente, será ajeitado um colóquio do cineasta com os espectadores. Igualmente, sexta-feira, 29 de janeiro, às 19:00 horas, será mostrado pela Cinemateca Portuguesa vídeo ‘O Capital’. Após a projeção, será estruturado um colóquio entre o diretor e sua mulher e produtora, Michèle Ray-Gavras. Costa-Gavras, cujo nome de origem é Konstantinos Gavras, nasceu em 1933, na Grécia, e aos 19 anos de idade emigrou pra França. Seus seguintes trabalhos (‘Confissão’, ‘Estado de sítio’, ‘especial’, ou ‘Acabado’) bem como receberam a união de uma abordagem política em defesa dos direitos humanos e do cinema complexo e popular a um tempo. Costa-Gavras, que bem como é presidente da Cinemateca Francesa, é um porta-estandarte das políticas culturais e de difusão do cinema.

Sua nomeação foi uma surpresa inesperada, e é interpretada como a seleção por quota do Governo de uma figura de fundo calado, contra as políticas do atual vice-presidente econômico Pedro Solbes, consolidada depois do seu modo na OPA a respeito da Endesa. A socióloga de madrid e ex-professora da UNED Ana Mato figurou como número 3 na circunscrição de Madrid.

O coordenador do programa eleitoral do PP, foi o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, João Costa. O feito central de começo de precampaña teve recinto no decorrer do terceiro fim de semana de novembro de 2007, com a promoção de uma conferência política em que o PP expôs as linhas gerais de teu programa eleitoral.

  • 1879: Eugène Bonaparte, imperador francês (n. 1856)
  • Secretário-Geral: Esteban González Pons
  • Obras: Virtude soberana: A Teoria e a Prática da Igualdade
  • 1 Faixa Presidencial
  • sete Administração e Gabinete

No discurso de final, Mariano Rajoy, prometeu, entre novas medidas, a isentar do pagamento do IRS para trabalhadores e pensionistas com rendimentos inferiores aos 16.000 euros por ano (contra os 9.000 euros do momento) no caso de vencer as eleições.

Rajoy declarou que sete milhares de pessoas que poderiam se privilegiar dessa proposta. Por sua quota, o Governo cifrou o dinheiro que o Estado deixaria de entrar em 25.000 milhões de euros, qualquer coisa inasumible de acordo com o Ministério de Economia e Finanças. Acções e julga-se anteriormente no código penal português, no momento da proposta. O coordenador-geral de IU, Gaspar Llamazares, foi proclamado candidato à presidência do Governo, 11 de novembro de 2007, após vencer as eleições primárias de seu partido (não obrigatórias) com 62,5% dos votos. O Conselho Político Federal de IU validou a candidatura de Llamazares, um de dezembro, com 84 votos a favor e 2 abstenções.

IU mantinha uma postura republicana, partidária da sustentabilidade ambiental pra encarar com a transformação climática, leiga no que à educação diz respeito, e a favor da ajuda de 0,7% do PIB para os países em subdesenvolvimento.

“Código de ética” que seria de implemento obrigatório pra cargos públicos (eleitos e de responsabilidade) e que lhes obrigar a usar os serviços públicos. UI se mostrava favorável a pactos com o PSOE, o que considerava um jogo “em pleno guinada pro centro político”, argumentando que estes pactos entre ambas as formações deu uma guinada para a esquerda. Nesse sentido, UI, lembrou a circunstância de formar uma coalizão de governo com o partido socialista.

Como exemplo, Gaspar Llamazares, apontou que, no tempo em que o PP ou PSOE só precisam de 60.000 votos pra obter um deputado nas cortes gerais, IU precisa 240.000 votos, 4 vezes mais. Estes 5.000 milhões haveria que somar, segundo o programa de INTERFACE do usuário, outros 6.000 milhões que se recaudarían aplicando um “decálogo de medidas contra a fraude fiscal das grandes fortunas em Portugal”.