Salvador Gutiérrez Ordóñez (Taballes, Armas, Astúrias, vinte e dois de julho de 1948), é um linguista português, professor de Linguística da Universidade de León e afiliado da Real Academia Espanhola (RAE). Doutor em Filologia Hispânica na Universidade de Oviedo. Sua tese de doutorado tratou sobre a Semântica. Por intervenção de uma bolsa da Fundação Juan March ampliou estudos em Paris com importantes linguistas franceses, Bernard Pottier e Oswald Ducrot ou semiólogos como Algirdas Julien Greimas. Também tratou Da Sorbonne ao célebre linguista André Martinet e foi colaborador da Sociedade de Linguística Funcional, presidida nesse último.
Retorna pra a escola de Oviedo, onde dá aulas até que obtenha uma praça por oposição à Universidade de Zaragoza em 1981 e na Universidade de León, em 1983, onde é professor desde desse modo. Entre 1985 e 1993, foi reitor da Faculdade de Filosofia e Letras e de 1993 a 2002, dirigiu o Departamento de Filologia Hispânica da mesma universidade. Salvador Gutiérrez foi discípulo e continuador da Escola de Gramática de Emilio Alarcos (diretor bem como de sua tese de doutorado), que continua dirigindo pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo (uimp) (UIMP).
Colaborou externamente, a partir de 1999 com a RAE na elaboração da Nova gramática da língua espanhola, que foi aprovada por vinte e duas Academias 24 de março de 2007 e o almanaque do rock. Esse mês de julho de 2007, obteve o Prêmio Asturiano do Mês, que lhe foi concedido pelo jornal A Nova Espanha, com motivo de sua eleição como membro da RAE. Em 2008, o brasão de Armas (Astúrias) nomeou-o filho predileto do concelho. Foi o professor causador da Nova gramática básica da língua espanhola (2011). Também, é coautor dos livros de texto de Língua castelhana e Literatura de Bacharelato da editora Anaya.
Participou no Dicionário Biográfico Espanhol da Real Academia da História pro capítulo “E. Alarcos Llorach”. É especializado em sintaxe, semântica e pragmática dos que já escreveu livros como: Lingüística e semântica. Por Acordo do Conselho de Ministros de 30 de dezembro de 2010, foi nomeado um dos oito vogais da Comissão de modernização da linguagem jurídica. Salvador Gutiérrez se referiu aos “terríveis” recortes que sofrem com as universidades, a investigação e a cultura do nação, garantindo que o “pior” é que “não se vislumbra uma esperança no horizonte”.
- 10 de setembro: Começam as negociações pra parceria com a Grécia
- 1 Missa de Finados
- 2016-2020: Pedro Raymundo Cobo
- 2013 – Prêmio Mulheres em União a União de Atores.[82]
- quatro O BBJ
- Relações entre táticas ou práticas, conteúdos e resultados
É diretor do Grupo SinCom, Sintaxe Comunicativa, que visa montar as bases e os primeiros desenvolvimentos de uma Sintaxe linguística (Sintaxe ou de significado) do idioma português. Em dezoito de março de 2016, participou no painel “Novos desafios da política linguística panhispánica” do VII Congresso Internacional da Língua Espanhola, em San Juan de Porto Rico. Em maio de 2016 considerou que o arrinconamiento das Humanidades constituiria um crime de lesa humanidade.
Linguística e Semântica. Aproximação funcional, Lisboa,Universidade de Oviedo. Variações a respeito da atribuição, Leão, Coleção Contextos , 1986 (Reed. Introdução à Semântica Funcional, Madrid, Síntese. A transposição da sintaxe (Problemas), Cadernos de Linguística e Didáctica do Português, 10, Lisboa. As desagradável comparações, Cadernos de Linguística e Didáctica do Português, 13, Lisboa.
Estruturas comparativas, Madrid, Arco Livros. Estruturas pseudocomparativas, Madrid, Arco Livros. Apresentação da Pragmática, Discurso de abertura do ano Lectivo 1996-1997, Leão, Universidade de León. Comentário pragmático de textos publicitários, Madrid, Arco Livros. Comentário pragmático de textos polifônicos, Madrid, Arco Livros.
Temas, remas, temas, focos e comentários, Madrid, Arco Livros. Princípios de sintaxe funcional, Madrid, Arco Livros. A oração e tuas funções, Madrid, Arco Livros. Comentário pragmático de textos de sucata, Madrid, Arco Livros. Comentário pragmático de textos literários, Madrid, Arco Livros. Análise sintática 1, Oficina de linguagem Anaya, Madrid, Anaya. 2002.Em colaboração com M. Igrejas e C. de Lã. De pragmática e semântica, Madrid, Arco Livros.
a Forma e o significado pela sintaxe, Madrid, Arco Livros. Da arte de gramática da eficiência comunicativa, Discurso de entrada, Madrid, Real Academia Espanhola. Resposta de Inácio, Floresta. Língua Espanhola, Madrid, Santillana. 1981. Em colaboração com E. Alarcos, F. García González, J. Martinez Alvarez, J. A. Martínez García, e B. Rodríguez.